fbpx
pular para o conteúdo

Notícias

Agricultores familiares regularizem CAR e podem receber por serviços ambientais no Amapá

Mais de 500 pessoas estiveram presentes nos balcões de atendimento realizados nos municípios de Serra do Navio, Porto Grande e Pedra Branca do Amapari 

Durante os dias 18 a 23 de abril, mais de 500 produtores/as, possuidores/as ou proprietários/as rurais participaram dos balcões de atendimentos de orientações sobre a regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e de mobilização para a chamada da Modalidade Conservação para Pagamento por Serviços Ambientais de preservação da vegetação nativa. Ação envolveu os municípios de Serra do Navio, Porto Grande e Pedra Branca do Amapari, no interior do Amapá, e foi promovida pelo ‘’Projeto de Pagamentos por Resultados de REDD+’’, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, e prefeituras municipais.  

A agricultora Arlete Pantoja Leal, da comunidade Alto Rio Araguari, do município de Porto Grande, compareceu à ação dando exemplo de comprometimento com o meu ambiente. “Nós  trabalhamos com a proteção da natureza ao redor de casa, pois somos extrativistas de produtos da sociobiodiversidade como óleo de copaíba, andiroba, pracaxi e breu branco. Já fazemos a preservação, mas com a chamada da Modalidade Conservação vai trazer mais apoio e suporte pra gente’’, enfatizou.  

No balcão de atendimentos do município de Serra do Navio, o produtor rural Nicolau Ramos, da colônia de Água Branca, reforçou que as famílias agricultoras têm um papel importante na manutenção das florestas. “Na minha propriedade de 50 hectares, mais de 80% da área é de floresta, sendo que eu uso dois hectares para o plantio de macaxeira, sete hectares com manejo de bananal e outras atividades, além de três hectares de área reflorestada’’, explicou o agricultor.  

Durante os atendimentos realizados pela equipe técnica do Projeto e das organizações parceiras, os agricultores e agricultoras tiveram acesso à informação sobre a regularização ambiental dos imóveis rurais, que é um pré-requisito para receber os Pagamentos por Serviços Ambientais  pela conservação da vegetação nativa previstos pelo Projeto. 

O ‘’Projeto de Pagamentos por Resultados de REDD+’’ pretende ainda, este ano, ampliar o atendimento aos demais municípios do Amapá para chegar a mais famílias rurais por meio da Modalidade Conservação. “Um dos pontos importantes desta ação é reconhecer o papel do produtor/a na manutenção dos serviços ambientais e na conservação das florestas’’, ressaltou o coordenador local do Projeto, Alan Góes.  

Saiba mais 

O Projeto Pagamentos por Resultados de REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) no bioma Amazônia é uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e  Mudança do Clima (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com recursos do Fundo Verde para o Clima (GCF, na sigla em inglês).  

Translate »